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Crie um Avatar de Cliente para seu Negócio

por | jun 18, 2019 | Marketing Digital, Negócios, Turbinando negócios | 0 Comentários

Você quer ter resultados MUITO MELHORES em suas ações de Marketing Digital? Então monte seus AVATARES.

 

  • Aumente de forma significativa as suas taxas de conversão;

  • Atraia mais “leads ” que podem se converter nos seus “melhores” clientes;

  • Implante Campanhas de Comunicação que realmente funcionam – e que geram um retorno impressionante sobre o seu investimento.

 

FOCO, FOCO e mais FOCO

A primeira coisa para você poder empreender bem online é ter FOCO.

A internet tem bilhões de usuários, claro. Se você não focalizar os seu público alvo, precisará de milhões de qualquer moeda para atingir pessoas que em tese podem querer adquirir seu produto ou serviço.

Isso não é nem prático, nem razoável e muito menos factível – do ponto de vista financeiro. Na internet, diferentemente do rádio ou da TV, você pode focalizar quem lhe interessa e dirigir sua comunicação especificamente para esse grupo.

Só tem um problema, essencial: você PRECISA obter informações precisas sobre as pessoas que são suas compradoras em potencial. Isso requer PESQUISA. O que é chato, eu sei: demanda tempo, análise, interpretação – coisas chatas de se fazer. Nossa tendência primária é fazer um anúncio do bagulho que queremos vender – e seja o que Deus quiser. Olha, quem certamente está interessado na sua Campanha não é Deus – e sim o veículo de comunicação que você usa. Esse sim, com certeza absoluta, vai lhe mandar a conta.

Aí ficamos frustrados porque “os anúncios” não trazem resultados. “PUTZ, se a internet tem bilhões de usuários, como é que não estão comprando meu bagulho?”

Quando sua comunicação não é dirigida  para quem pode perceber real VALOR no que você oferece, você está simplesmente jogando dinheiro pela janela. Dinheiro e suas energias. Você só vai poder ser eficaz se souber O QUE É IMPORTANTE para as pessoas que poderiam comprar seu produto ou serviço. Isto requer PESQUISA – antes de sair fazendo qualquer atividade de comunicação ou mesmo de criação de conteúdos (artigos em blogs, por exemplo).

Você sabe quais são as”dores” dos seus clientes em potencial? O que é que lhes tira um sono tranquilo?

Por exemplo, o dono de uma barbearia adoraria ter agendados todos seus dias, para todos seus profissionais, clientes querendo fazer barba, cabelo ou ambos, obtendo uma taxa de ocupação máxima e maximizando seu faturamento. Se seu produto pode ajudá-lo para que isso venha a acontecer, você tem um gancho maravilhoso para vender seus serviços e soluções. Se não for o caso – esqueça, parta para outro segmento (ou nicho) de mercado

 

Concentre TODA a sua atenção em atrair as pessoas certas

O avatar permite que você seja muito mais certeiro e preciso. Não precisa ser um gênio da comunicação, que cria anúncios inesquecíveis mas que no fundo são genéricos e acabam se misturando com todosos outros. É possível montar anúncios que “sensibilizam” o seu cliente alvo:

  • Falando a língua” que seu cliente fala e, de cara, “quebrando” possíveis objeções de compra;
  • Fazendo ofertas que mostrem claramente “que vantagem Maria leva“, ou seja, que o leitor da sua comunicação sinta que o que você está oferecendo vai agregar valor na vida dele (ou no seu trabalho, ou no seu negócio) e que – por isso – vale a pena – para ele – dar mais atenção ao assunto e ir em frente na sua oferta;

Uma das coisas mais legais do AVATAR é que você pode filtrar muito melhor o público alvo com que quer atingir. Isso faz co que você não tenha de adivinhar a qual é a mídia de marketing mais eficaz, podendo escolher aquela que tem potencial de produzir melhores resultados. Pare de copiar o que os outros estão fazendo: para ter sucesso em marketing digital em geral você precisa fazer algo DIFERENTE do que s outros estão fazendo. Encontrar seu próprio caminho. mostrando que você tem uma oferta diferente. Se DIFERENCIANDO e não se IGUALANDO. Se você oferece o que todo mundo oferece, por quê as pessoas escolheriam você? Pura loteria. Pare de jogar com a sorte, pare de jogar seu dinheiro fora com comunicação que não funciona e passe a trabalhar com INFORMAÇÃO.

CRIE UM AVATAR DE NEGÓCIO PARA SEU CLIENTE ALVO

Um avatar do cliente é mera e simplesmente um perfil detalhado do seu cliente-alvo. Depois que você escolher um , você poderá fazer coisas como:

  • Potencializar suas vendas, fazendo parecer que você é o único que resolve “a maior dor” que o cliente potencial tem;
  • Tornar suas mensagens de marketing muito mais objetivas, atraindo “leads” muito precisos, com problemas que tem a ver com o que você oferece – e não leads com problemas genéricos com baixo potencial de serem convertidos em clientes;
  • Aumentar suas taxas de conversão: seus textos das comunicações irão encorajar e incentivar seu clientes alvo para agirem e responderem, elevando as suas taxas de retorno para um mesmo investimento em comunicação;
  • Atrair mais do clientes que são o seu “alvo”. Pessoas “erradas” não serão atraídas pelas sua mensagens. evitando que você perca tempo e dinheiro;
  • Deixar de gastar dinheiro em marketing que simplesmente não funciona.

É relativamente fácil criar um avatar de cliente. A tarefa envolve o preenchimento de um conjunto de informações que detalham o perfil daquele que seria o seu “melhor cliente”. No final desta publicação você poderá baixar um modelo sugestão para fazer o AVATAR de seus clientes . Sem nenhum custo. :-)

ONDE É QUE OBTENHO INFORMAÇÃO SOBRE MEU CLIENTE ALVO

O Google já foi inventado há anos e nele você encontra tudo o que precisa. Digamos que seu foco está em oferecer seu produto para Barbearias.

Se pesquisar no Google “principais necessidades das barbearias” vai encontrar artigos como:

  • Necessidades – Barbearias
  • Principais Problemas enfrentados por Barbearias
  • 6 Táticas para fidelizar o cliente em sua barbearia!
  • Barbearias investem no estilo ‘vintage’ e agregam mais serviços …

Além disso, o próprio “prompt” do Google vai te ajudar a ter idéias do que pesquisar: Veja:

pesquisa no google sobre barbearias

Vale a pena “perder tempo” pesquisando e entendendo o seu mercado alvo. Somente isso poderá lhe dar uma ideia clara sobre seu público alvo, suas necessidades, seus hábitos, suas “dores”.

Há uma história que gosto de contar.  Um lenhador que afiava o machado 2 horas por dia antes de cortar lenha. O pessoal ficava intrigado perguntava porque ele PERDIA tanto tempo com isso. E ele respondia, invariavelmente: “é que quando vou cortar lenha, faço todo trabalho que antes levava 8 horas em apenas 2 horas – e ganho meio dia livre para descansar…“.

site answer the publicVamos dizer que no nosso exemplo você pesquisou e descobrir que a maior preocupação das barbearias é tornar seus clientes mais fiéis. Aí você tem de “cavocar” mais… No site Answer the Public, por exemplo, você pode criar uma conta grátis (é usado por blogueiros e profissionais de marketing individuais que desejam gerar um punhado de ideias de conteúdo a cada mês). Pode pesquisar, por exemplo, “fidelizar barbearias”.

answerthepublic2

Você vai obter um MAPA do que é que as pessoas PROCURAM de fato na Internet sobre isso. Veja o resultado:

barbearia_pesquisa_the_answer

Ahaha!!! “COMO FIDELIZAR CLIENTES BARBEARIA” é o que as pessoas mais procuram na internet (se você clicar, no ramo da árvore, vai direto pro Google e mostra o que os “espertos” estão anunciando ou escrevendo sobre isso). Agora sim, você tem um caminho para chegar nos donos de barbearias. AGORA você pode:

  • Escrever um novo post no seu blog;
  • Fazer novas “copys” (textos) de seus e-mails;
  • Desenvolver “um novo produto ou serviço”.
  • Criar um e-book com esse título…

Se você trabalha com a BuilderAll, pode fazer coisas fantásticas (se não trabalha, clique no link e veja sem custos, sem cartão, como pode experimentar por 7 dias mais de 20 ferramentas de marketing digital), como por exemplo:

  • Criar um funil de marketing para barbearias, fazendo algum tipo de oferta (um e-book por exemplo);
  • Criar um site (tem até template pronto não só para barbearia, mas para tudo quanto é negócio: cabeleireiro, academia de ginástica, consultoria e o diabo);
  • Criar uma sequência automatiza de e-mails para os seus leads, com a ferramenta de autoresponder, dando dicas periódicas para todos os leads que caírem na sua isca digital (por exemplo, o e-book);
  • Para os leads que caírem na sua rede, você pode criar páginas para capturar novos clientes da “barbearia”. Uma vez captados, podem receber todo santo mês um e-mail da “barbearia cliente” . Esse e-mail pode ser um simples lembrete mensal ou uma oferta mensal específica, fazendo o cliente RETORNAR – aumentando o seu grau de fidelidade.

Enfim, você pode desenhar toda uma estratégia, focar-se nela e implementá-la.

MAS COMO É QUE EU ATINJO O MEU CLIENTE ALVO?

Essa é a pergunta que vale um milhão de dólares. Mas você pode ter respostas por custo ZERO.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os termos de pesquisa populares e as suas tendências num passado recente. E você pode filtrar isso geograficamente (para o Brasil, para um Estado, para uma Cidade) e no tempo. Tal como o próprio nome indica, a ferramenta deixa ver a evolução da pesquisa por um determinado termo, permitindo ao utilizador avaliar a sua popularidade (frequência de busca, se está aumentando e se está diminuindo).

Não é necessário fazer um cadastro para começar. Na primeira página, você encontra os temas que têm sido mais discutidos na internet. Esqueça isso. Você pode digitar um termo de busca na caixa “explorar tópicos”. E pode comparar com outros termos, para descobrir qual é o melhor. Por exemplo, pegando os termos barbearia e barbeiro, Brasil, obtive:

barbearia_versus_barbeiro

De cara já descobri várias coisas:

  • A palavra chave Barbearia é muito mais procurada do que Barbeiro;
  • Os cinco estados que vale a pena focalizar minha campanha, se não for nível Brasil;
  • Na página acima você pode definir que quer ver Consultas Relacionadas e vai descobrir que quem procura Barbaria também procura  Barbeiro, Barberia VIP, Barbearia logo e Cabeleireiro. Isso já permite – quando for fazer campanha – definir os “interesses” nos anúncios do Facebook/Instagram ou do AdWords…
  • Outra descoberta é que procuram muito Curso para Barbeiro e Cadeira para Barbearia. Você pode pesquisar depois na internet QUEM oferece isso e se trabalha com marketing de AFILIAÇÃO (ou seja, você pode até não vender seu produto principal, mas poderá gerar uma renda extra se nos seus textos, posts, anúncios, etc. incluir links de afiliação).
    Por exemplo, se seu artigo for sobre “Como Fidelizar Clientes na Sua Barbearia”, você pode incluir frases como: “Mais do que ter uma ótima cadeira de barbearia, o ideal é ter essa cadeira sempre cheia de clientes... Ou ainda: “Para iniciar um negócio de barbearia, é fundamental que você e todos os profissionais tenham feito um bom curso de barbeiros. Mas não basta ter profissionais treinados ou experientes, Ou ainda “É bem legal ter uma LOGO para sua barbearia, mas mais legal ainda é ter a barbaria cheia todos os dias… 

Pense como EMPREENDEDOR. Se coloque no lugar do DONO DA BARBEARIA (“calce seus sapatos”)… Você aí vai descobrir o que seu cliente de FATO precisa e tudo que você de FATO pode oferecer a ele.

Escolha (e refine) as palavras-chave certas: usando o Planejador de palavras-chave do Google

O Google tem vários bilhões de pesquisas mensais e, claro, sabe tudo os que as pessoas pesquisam. E, de novo, sem custo algum, você pode descobrir as melhores palavras para empregar em seus textos ou para disparar seus anúncios para seus clientes alvo (só precisar ter uma conta de gmail).

No Planejador de palavras-chave você pesquisa palavras ou frases relacionadas aos seus produtos ou serviços. Essa ferramenta de pesquisa de palavras-chave ajudará você a encontrar aquelas palavras ou frases mais relevantes para oferecer seus produtos/Serviços.

Você pode ter descoberto que fidelizar clientes é a maior DOR de um dono de BARBEARIA. Mas isso NÃO SIGNIFICA que ele vai nas Redes sociais ou no GOOGLE procurar algo como FIDELIZAR BARBEARIA. Olha a prova:

fidelizar clientes em barbearias

Isso, NINGUÉM faz pesquisa com esses termos!!! Pode pagar o que quiser, não vai ter um único clique!

O segredo aqui é tentar pensar como o DONO da BARBEARIA pesquisa o que lhe interessa…

Então pesquise no planejador tudo o que se procura relacionado a BARBEARIA.

Você vai ver mais de 600 palavras-chave associadas. Você NÃO DEVE usar como palavra-chave BARBEARIA somente, senão vai ter um ZILHÃO de cliques de pessoas QUE NÃO ESTÃO NADA INTERESSADAS no que você oferece. Gente que digita “Barbearia aberta hoje” ou “Barbearia em Campinas” vai ver seu anúncio, pode clicar e você joga dinheiro fora.

Das 600 combinações, podemos selecionar algumas relacionadas com as DORES de donos de barbearias e que se relacionam com o que você está oferecendo. Vou dar 10 exemplos retirados do planejador (tem que ter paciência, mas isso é afiar o machado). 

10 Exemplos

No ADWords você pode criar uma campanha (com uma verba diária) e depois criar Grupos de Anúncios (sugiro um para cada expressão-chave) e depois o anúncio em si (pelo menos 1 para cada grupo, o ideal são 3 variando um pouco o texto).

Por exemplo, para “barbearia moderna”, o anúncio poderia ser assim:

anuncio_barbearia

 

Somente essa expressão-chave tem 1600 consultas por mês. Se você quiser ficar co seu anúncio no TOPO da página, vai pagar entre R$ 0,53 e R$ 1,90. Se você fizer uma campanha com R$10 por dia, oferecendo lances de até R$ 1,90, com certeza absoluta vai ter 5 a 20 cliques por dia de pessoas com alto potencial de se tornarem leads, baixarem seu e-book e entrarem na sua MÁQUINA DE VENDAS.

Você terá de repetir a montagem do anúncio para cada expressão-chave. Com o tempo, de acordo com as conversões (que podem ser acompanhadas no Google) você saberá quais anúncios estão dando mais retorno e poderá regular melhor quais deve ficar, quais merecem uma verba extra (ou individual) e quais podem ser suspensos (por não trazerem resultados e só queimarem a verba geral).

.

 

Faça aqui o download do Template para Montar seu AVATAR DE CLIENTE

Basta dar um clique na imagem:

quem é o cliente certo: como montar avatar de cliente

 

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