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Comunicação e Propaganda ainda mais Espertas

A internet já possibilitou muitas mudanças na área de marketing, permitindo que anúncios sejam dirigidos a grupos de consumidores altamente específicos, indo além do uso tradicional de dados demográficos e variáveis como hábitos de comportamento.

Mais recentemente, os sites que você visita são monitorados e geram informações sobre suas consultas, que refletem seus interesses pessoais. Essas informações são usadas por anunciantes e, rapidamente, você começa a ver – em outros sites que visita – anúncios relativos a produtos e serviços que você recentemente consultou… isso é típico para consultas feitas, por exemplo, no Mercado Livre ou AIRBNB.

 

Com a Internet das coisas, uma das possibilidades futuras é fazer ofertas muito mais dirigidas: você pode receber a oferta da troca de um filtro de água da marca X porque seu filtro elétrico conta para o fabricante qual é seu consumo médio mensal em litros e há quanto tempo está filtrando.

 

Vai fatalmente haver uma associação entre o produto físico e seu comprador. A despeito de ser “propaganda”, isso poderá ser caracterizado como um serviço da marca para seus clientes. Se sua geladeira andar muito vazia, poderá “provocar” promoções do supermercado mais próximo. Não sabemos ao certo ainda como será, mas é fato que a internet das coisas fará uma recriação do setor de propaganda e do marketing digital.

Campanhas de Marketing Digital mais automatizadas

O marketing digital, como é praticado hoje, envolve muitas e  diversas tarefas que consomem muito tempo. Em breve, passaremos a usar serviços de marketing baseados em nuvem, que reduzem drasticamente o tempo que se gasta com essas tarefas, otimizando os gastos e garantindo maior precisão nas ações de comunicação. É possível planejar e executar campanhas de marketing inteiramente com serviços em nuvem. Algumas empresas como a Eloqua (comprada pela Oracle), Marketo e Adobe já oferecem esses serviços.

A Oracle oferece o que chama de Cross-Channel Marketing Soluting[1], como parte de sua linha Oracle Marketing Cloud, para campanhas B2B. É possível planejar e implementar campanhas personalizadas para clientes em potencial, para audiências em qualquer tipo de canal, incluindo e-mail, mobile, propaganda em vídeo e anúncios em mecanismos de pesquisa. A Oracle promete que os homens de marketing poderão enfim proporcionar uma verdadeira experiência 1:1 nas ações de comunicação. Para campanhas B2C, oferece o Oracle Responsys[2], que promete essencialmente a mesma coisa, só que voltada a consumidores e não empresas. O software permite gerenciar perfis de consumidores, programas de marketing, design de mensagens, e-mail marketing, mobile marketing, anúncios de display – além de ter uma camada de analytics e de relatórios. É possível criar/acompanhar o ciclo de vida do consumidor e, imediatamente, adaptar o marketing ao seu comportamento, suas preferências e seus atributos. É ideal para campanhas de relacionamento de marketing a longo prazo.

A Marketo[3] tem uma solução mais simples, voltada para empresas com pelo menos 10 pessoas, e faz automação de marketing (com gerenciamento de leads através de CRM), administração de campanhas por e-mail, personalização em tempo real para web e mobile e possui um interessante calendário de marketing, que ajuda na administração de todas as tarefas, de todas as campanhas.

A Adobe, dentro de sua linha Adobe Marketing Cloud, oferece o Adobe Campaign[4]. Embora a Adobe seja mais conhecida no Brasil por seus produtos ligados a design, ela está hoje com a mais forte e ampla linha de produtos para a prática de marketing digital. A promessa do Adobe Campaign é: campanhas únicas para clientes únicos. Segundo a Adobe, é uma ferramenta intuitiva e automatizada para enviar mensagens personalizadas nos canais de marketing online e off-line. Possibilita a criação de experiências personalizadas de acordo com os hábitos e as preferências dos clientes. Envolve recursos como Organização visual das campanhas, integração do perfil dos clientes, segmentações direcionadas, ferramentas para criação e envio de e-mails, criação e administração de ofertas de marketing em tempo real e diversos relatórios de acompanhamento e análise.

Administração centralizada do marketing digital (e dos ativos digitais)

Nessa área, nos surpreende uma vez mais a Adobe, que comprou a empresa que desenvolveu o CQ5, um poderoso Web Content Manager para empresas que tem múltiplos sites, em um ou mais idiomas, rodando em diversas plataformas, inclusive mobile. O CQ5 passou a integrar a linha do Adobe Marketing Cloud com o nome de Adobe Experience Manager.

Segundo a Adobe, o AEM é uma solução abrangente de gerenciamento de conteúdo para a construção de sites, aplicativos móveis e formulários – além de facilitar o gerenciamento do conteúdo e dos ativos de marketing. Põe abrangente nisso.

Quem trabalha com marketing digital conhece o inferno em que vive. Múltiplos fornecedores de ativos: agência de propaganda e terceirizados. Dezenas ou centenas de sites para veicular. Milhares de peças de veiculação: banners, vídeos. Nas empresas grandes isso se multiplica pelo número de produtos ofertados. É quase impossível gerenciar tudo isso. Os riscos são elevados: produzir novamente materiais que já foram produzidos e poderiam ser reaproveitados. Tornar difusa a experiência do consumidor: no mobile é de um jeito, no laptop é de outro e no desktop é de outro jeito, ainda mais diferente. Gerando a sensação de que a marca é um pouco desorganizada e que há pessoas completamente diferentes gerenciando as mesmas coisas.

O Adobe Experience Manager CQ5 é, por tudo isso, uma plataforma adequada para empresas com demandas diversas e complexas.

Vantagens da Utilização do AEM

A empresa que utiliza o AEM consegue criar, analisar e otimizar o conteúdo de sites, campanhas e experiências desejadas com os usuários da Web. Os autores de conteúdos não precisam ter conhecimentos de programação, uma vez que as interfaces de edição são intuitivas e fáceis de administrar. O sistema propicia uma biblioteca com funcionalidades tipo “drag-and-drop“, que garante que os conteúdos de mídia sejam carregados uma única vez e sejam referenciados uma única vez, ao invés de serem duplicados centenas de vezes por vários usuários diferentes. Todos os aspectos de uma página web, do título às informações de meta tags e às informações de conteúdo, podem ser ajustados pelos autores de conteúdo ou restringidos somente para administradores avançados.

Os desenvolvedores de sites se sentirão motivados pelas avançadas potencialidades do AEM. É possível tratar de sites com conteúdos multilíngues, fazer o gerenciamento de mensagens adequadas aos ambientes dos diversos mercados, criar e testar mudanças em tempo real, seguindo regras pré-definidas de segmentação de mercado e de fornecimento de conteúdo para esses mercados, individualizando o que é mostrado.

A solução AEM – Pontos importantes a considerar

A solução é poderosa, mas não é mágica. O uso de seus recursos avançados pressupõe um time de desenvolvimento que seja capaz de fazer planejamento e de desenhar estratégias para construir, testar e implementar os sites. Empresas que não estejam preparadas para investir os recursos necessários para estas atividades sentirão dificuldades para implementar todas as potencialidades trazidas pelo AEM. Os custos de licenciamento do AEM não são baixos e os custos em termos de tempo e recursos para explorar suas funcionalidades poderão ser mais significativos se um plano inteligente de sua implantação nunca for criado e – o mais importante – seguido.

Por outro lado, há alguma magia no AEM, que vem da capacidade de criar, gerenciar e entregar experiências on-line personalizadas. O sistema permite gerir, de forma unificada e integrada, o conteúdo de múltiplos web sites, quer estejam rodando simplesmente na web, ou em sistemas móveis (mobile) ou mesmo em redes sociais. Pois embutem capacidades avançadas de conexão aos sites, permitindo a amplificação e o engajamento de audiências, aumentando a lealdade dos consumidores. A interface com a marca passa a ter mais identidade e ser mais rica onde quer que o usuário esteja navegando, seja em computadores pessoais ou em equipamentos mobile. Alguns dos recursos do AEM:

Gerenciamento de Conteúdo em Mobiles: uma forma única de gerenciar todas as experiências em Mobiles

Os recursos do AEM permitem integrar os dispositivos mobile em todos os esforços de marketing, mantendo a consistência e a confiabilidade de todas as funções de conteúdo, em qualquer dispositivo. Com isso, mobile pode ser um componente core na sua estratégia de comunicação digital, entregando informação relevante e experiências de marca consistentes, em qualquer lugar que seus consumidores estejam.

E-Commerce: reinventado a experiência de Compra

Permite a entrega de experiências de compra aprofundadas, alavancadas pelo uso facilitado de vídeos, mídia dinâmica e mídia social, em todos os estágios das compras. Em todos os canais, inclusive em aplicações mobile. Além de ser fácil adicionar vídeo e mídia dinâmica, é possível testar modelos de merchandising e aplicar novos elementos sociais como avaliação de produtos – dando aos compradores exatamente o que eles desejam.

Serviços Gerenciados na Nuvem, rapidamente – e com controle total dos sites

Possibilita um rápido “deploy“ de experiências digitais na nuvem, reduz o “time-to-market“ e evita aumento de custos com infraestrutura e pessoal.

Gerenciamento holístico das Campanhas de Marketing

Através de uma plataforma única, é possível planejar, lançar, organizar e otimizar campanhas de marketing rodando em múltiplos canais digitais – incluindo sites, páginas de aterrisagem, e-mail e mobile. E fazer a entrega de conteúdos específicos, reutilizando materiais já desenvolvidos. Isso aumenta sua eficácia mercadológica, sem drenar recursos da área de TI.

Gerenciamento e Controle de Múltiplos Sites, de uma única localidade

Centralização do gerenciamento de múltiplos sites, com capacidades de workflow para automatização de traduções necessárias. É possível gerenciar e publicar múltiplos “templates”, tanto para a web como para mobile, orientados a diversas regiões e linguagens. Através de uma interface única, fácil de usar, os processos de desenvolvimento e manutenção dos sites tem uma significativa redução de tempo.

Comunidades Sociais: cultivando comunidades de fãs leais e mais próximos da marca

Permite a inclusão e a administração de conteúdo gerado por usuários e por mídias sociais nas comunicações da marca, aumentado a fidelidade dos usuários em todos os seus sites. É mais fácil integrar conteúdo social em qualquer parte dos websites, desde “reviews“ de usuários até postagens em blogs das comunidades. Sem perda da capacidade de monitoração, usando controles de moderação e de permissão de atividades sociais.

Gerenciamento do Conteúdo na Nuvem: reduzindo custos e acelerando entregas

É possível publicar em canais digitais com baixo custo e com o aumento da eficiência e da segurança usando os recursos de nuvem.

Gerenciamento de Formulários e Documentos: transformando visitantes em clientes

Possibilidade de criar e gerenciar formulários, compartilhar e acompanhar mais seguramente documentos gerados por clientes, bem como publicar esses documentos nos diversos websites e aplicações mobile. Os processamentos manuais são reduzidos e os clientes se sentem mais satisfeitos.

Publicador de Sites e de Mídias: liberdade para publicar os ativos da empresa mantendo a identidade

Aceleração da entrega dos conteúdos de marketing através de “workflows“ simples. O AEM conta com ferramentas de autoria que suportam edição local, composição de páginas usando recursos “drag-and-drop“ (puxe-e-arraste) de bibliotecas de ativos digitais da empresa, controles para otimização em mecanismos de pesquisa (SEO), agendamento programado de entregas de conteúdos – incluindo otimização de páginas de aterrisagem (“landing pages“) através do uso de testes multivariados em tempo real (A/B).

Clientes Típicos do AEM

O Adobe CQ5 é uma solução desenhada para empresas de porte. Que deve gerenciar seus ativos, suas mensagens e seu reconhecimento de marca em diversas regiões, plataformas e comunidades. Ou que possuem multiplicidade de sites em diversas plataformas digitais, necessitando manter sua identidade em todas elas e, ao mesmo tempo, proporcionar em todas as oportunidades de interação experiências que sejam significativas para seus públicos alvo, clientes efetivos e em potencial. Colocando as pessoas em comunidades, em redes, e aproximando-as mais da marca, de forma mais interativa.

[1] Oracle Eloqua – Cross-Channel Marketing Soluting – https://www.oracle.com/marketingcloud/products/cross-channel/marketing-to-businesses.html

[2] Oracle Responsys – https://www.oracle.com/marketingcloud/products/cross-channel/marketing-to-consumers.html

[3] Marketo – http://www.marketo.com/

[4] Adobe Campaign – http://www.adobe.com/br/solutions/campaign-management.html

aem

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