Última Atualização:

Aqui você tem um artigo do que fazer – e o que não fazer – para implantar e-mails externos no MailingBoss da Builderall…

Este artigo complementata o post “Implante seus domínios de Recursos na Builderall“.

email marketing builderallPASSO 1 – Definindo um e-mail de um domínio externo para o E-mail Marketing da Builderall, o MailingBoss

Antes de sair criando campanhas, listas, etc, o melhor a fazer é definir um e-mail que será o e-mail que ENVIA (sender) as mensagens e que eventualmente RECEBE  (recipient) de volta as dúvidas de quem recebeu a mensagens.

Para simplificar sua vida, sugiro que seja o mesmo  e-mail para enviar e receber retornos.

A Builderall recomenda este vídeo como tutorial.

Só siga adiante depois que seu domínio externo estiver verificado!!! dentro do MailingBoss.

Your domain has been successfully verified.

Veja a tela abaixo:dominios no mailing boss 2

Voltando para a tela de DOMAINS do MailingBoss, você verá que o domínio incluído aparece com status de verificação positiva (YES).

Por que foi necessário fazer uma verificação?

Você deve estar se perguntando: isso tudo é realmente necessário? Porque motivo? A própria plataforma do MailingBoss explica:

“With sending domains you can verify the authenticity of the domain used in the campaigns FROM email field.
Verification is very simple, it involves adding just two DNS TXT records for the domain used in the FROM field of a campaign.
Once a sending domain is verified, all future campaigns sent from the verified domain will be DKIM signed and will pass SPF validation, thus giving a higher inbox delivery rate.

Traduzindo isso para nós mortais: pense numa carta física. Alguém escreve a carta e posta no correio. Alguém do correio transporta e entrega no destinatário. No caso da Internet, alguém escreve a carta (o e-mail) e a envia pela internet. O envio é feito por vários servidores, até chegar ao servidor do e-mail de destino.

A primeira coisa que o servidor de destino pergunta é: qual foi o servidor que postou este e-mail??? (o de saída, original). Ele diz um educado “olá” para esse servidor. Se o servidor não responder, ele entende que é um endereço que não existe, é um endereço  “fake”… Já recusa o e-mail de cara.

A segunda coisa que ele faz é olhar em listas negras de domínios e IPs, para ver se o domínio de origem está “barrado no baile“: se estiver, ou joga o e-mail fora (nem vai para o destinatário) ou manda direto pra caixa de LIXO (SPAM) do destinatário. Se nada disso acontecer, aí sim ele tenta colocar o e-mail na caixa de entrada do destinatário.

Que problemas podem ocorrer se usar e-mails de domínios externos não verificados?

O problema quando você usa um sistema como o MailingBoss, ou Sendgrid ou outro, é que eles tem milhares de usuários.

Basta um desses usuários mandar uns 10.000 e-mails de uma lista comprada, ou muito antiga, para começar a estragar a festa… Quando o servidor do provedor de e-mails manda, acaba sendo classificado como um servidor que manda SPAM. Vai parar na lista negra.

Aí você entra no sistema e vai mandar uma campanha sua com apenas 10 e-mails, depois de ter batalhado esses e-mails, feito opt-in direitinho… e esses e-mails de seus leads capturados com todas as boas práticas vão parar diretamente no lixo dos destinatáriosquando conseguem chegar… Por isso a BuilderAll não está deixando subir listas sem você pedir ao suporte – e, se você pedir – explicar muito direitinho de onde vem essa lista.  

Quando você associa um domínio externo seu a um provedor de e-mails, no nosso caso o MailingBoss, quando o servidor de destino pergunta quem está mandando ele enxerga o SEU novo domínio. Se você nunca usou esse e-mail e fez SPAM com, ele, ele ainda é “ficha-limpa“. ELE PASSA NO TESTE. Aí as chances de seu e-mail de fato chegar à caixa de de entrada do desatinatário sobe exponencialmente. É 100% garantido? Ainda não!

Dois motivos pelos quais as entregas não são garantidas, mesmo sendo “ficha-limpa”

Primeiro motivo para não Entregar seus E-mails

Diferentemente dos correios – onde o carteiro entrega a carta mas não pode ler a correspondência, pois isso é ilegal – os servidores de destino hoje abrem a correspondência recebida e “leem tudo” antes do destinatário.

Se o e-mail tem conteúdo ofensivo, se tem muitas palavras como grátis, gratuito, promoção imperdível,etc. ele vai aumentando pontos (negativos). Se tem imagens de origem duvidosa, aumenta ainda mais esses pontos. Se faz links para sites que estão em listas negras, então, ganha mais um monte de pontos (daí a importância de ter um domínio próprio na área de RECURSOS, que tenha o nome limpo na praça).

Quanto mais pontos (negativos) o e-mail ganha, maiores são as chances de ser classificado como SPAM. E aí vai para no lixo do destinatário, direto, se tiver um mínimo de pontos. As vezes fica barrado no próprio servidor que recebe os e-mails.

Segundo motivo para não Entregar seus E-mails

Quando você associa um e-mail externo ao MailingBoss – mesmo que esse e-mail já existisse e já operasse com outro servidor de entregas – o seu email, mesmo que “antigo” está agora operando dentro dos servidores do MailingBoss, na BuilderAll.

Esses servidores tem IPs diferentes dos que dos IPs dos servidores anteriores. Para os servidores que recebem seu e-mail, agora, como o IP é diferente daquele que estavam acostumados e já tinham “aprovado”, seu e-mail começa a ser ratado como se fosse um e-mail completamente novo. Ou como se estivesse operando como o um email de um domínio novo.

Logo, seu e-mail volta a não ser conhecido na praça. Não está em nenhuma lista negra, mas ainda é um ilustre desconhecido, que pode ou não ser considerado e tratado como SPAM.

Se você tem uma lista muito grande (5.000 emails ou mais), e fizer a remessa de uma campanha para essa lista, poderá ter problemas sérios de entrega, pois os servidores de destino, se receberem muitos e-mails de um “domínio novo” (ou domínio antigo com IP novo), já poderão classificá-lo como SPAMMER, diminuindo drasticamente sua taxa de ENTREGAS

Nesse caso, é melhor quebrar sua lista em várias listas e mandar em lotes – até que os servidores se “acostumem” com seu (“novo”) domínio com o novo IP de origem (no caso, um servidor da BuilderAll).

Tem gente que muda para BuilderAll e manda de cara dezenas de milhares de e-mails – e acaba tendo uma taxa de entregas baixa – porque os servidores que recebem os e-mails podiam até conhecer o domínio, mas percebem que o IP de remessa mudou e podem achar que os e-mails são FAKE…

Passo 2 – Testando o envio de e-mails através de uma Campanha no Mailing Boss

Mailing BossLISTA TESTE

O MailingBoss é o sistema de e-mail utilizado pela Builderall para enviar e-mails em campanhas para listas de e-mails que estão dentro dessa plataforma.

Se você não tem uma lista, crie uma de teste com 2 ou 3 e-mails, tendo pelo menos 1 e-mail que você tenha acesso para conferir se a campanha chegou direitinho.

  1. CRIE UMA LISTA DE TESTE – Coloque 2 ou e e-mails numa lista de teste no Mailing Boss. MENU > Lists e clique o botãozinho

    plusVá em Menu > Lists e em Lista Teste clique no ícone
    Acrescente 1 ou e usuários na lista, clicando em CREATE NEW. Defina o status desses e-mails como CONFIRMED.

  2. Em advanced: defina o nome do Remetente e o seu e-mail externo, obrigatoriamente. (senão ele adota automaticamente o seu e-mail de usuário – registro na BuilderAll – e isso pode lhe dar muita dor de cabeça!)

Agora você tem uma lista com 1 ou 2 usuários confirmados.

CAMPANHA TESTE

  1. Agora vamos para EMAIL > CAMPAIGNS > E-MAIL REGULAR, Clique no botão CREATE NEW
  2. Use a lista acima para esta campanha e envie a campanha. Em alguns segundos ela estará enviada.

Tenha certeza absoluta de que o e-mail de remetente é o mesmo e-mail externo que você criou no seu provedor de serviços. Se o preenchimento aparecer como opcional, ignore e coloque o e-mail externo. Confira se o e-mail chegou direitinho,

ERROS QUE COMETI – EVITE PERDER HORAS OU DIAS…

ERRO 1 – ENVIEI A CAMPANHA COM E-MAIL DO GMAIL (E NÃO DO PROVEDOR EXTERNO)

Infelizmente, a primeira campanha que enviei para 2 e-mails de teste caíram direto na caixa de SPAM do meu gmail. [wp-svg-icons icon=”angry-2″ wrap=”i”] Encontrei um Tutorial da Builderall USA falando sobre problemas de SPAM no MailingBoss (MailingBoss How to Avoid Spam).

A primeira coisa que o tutorial fala é que você NÃO pode usar gmail, hotmail, yahoo, etc no e-mail da empresa (como remetente ou recipiente, para os retornos). O perfil da empresa fica  no seu perfil (no topo da página, do lado direito). Como eu me cadastrei na Builderall com meu gmail, ele povoou os emails da empresa (SEND e REPLYTO) com o mesmo e-mail do gmail.

Lá fui eu: cliquei na abinha COMPANY do lado direito e fui acertando o que faltava e os 2 e-mails, substituindo-os, no meu caso, por franquias@franqueamento-builderall.com – que no meu caso é o e-mail EXTERNO que criei para enviar e-mails em todas as campanhas de teste. Muito cuidado, não sei porque, mesmo salvando as alterações, as vezes não salvava. Decidi fazer e salvar uma alteração de cada vez. Aí clicava na abinha de PROFILE (para sair de COMPANY) e clicava novamente em COMPANY, para ver se tinha mesmo alterado o campo.

FIz isso até ter certeza absoluta de que tudo mudou conforme eu queria.

ERRO 2- CONTINUEI ENVIANDO COM E-MAIL DO GMAIL (E NÃO SABIA…)

Copiei a campanha que falhou para uma nova campanha e reenviei novamente. Tudo com o e-mail do novo domínio. De novo, caiu na CAIXA DE SPAM do gmail. [wp-svg-icons icon=”angry-2″ wrap=”i”]. O mais incrível é que quando você está definindo a campanha, antes de enviar para toda a lista, pode enviar um e-mail de teste DO TEMPLATE que está usando. Este e-mail de teste NUNCA CAI no SPAM do GMAIL, mas ao enviar a campanha o mesmo E-MAIL cai em SPAM. 

Desconfiei do conteúdo do meu template de e-mail…Também usei a própria ferramenta do Mailing Boss para ver se o conteúdo do meu e-mail de campanha era caracterizado como SPAM. Ele me deu uma nota 2,5. numa escala de 0 a 5. Mas não disse o que isso significava, mesmo me parecendo um valor baixo (deveria haver uma indicação de escala para o usuário, na tela, para ele saber se é bom ou ruim).

Usei uma ferramenta externa em Test the Spammyness of your Emails, que me disse que meu e-mail era quase perfeito. Então não era problema de conteúdo.

Nota: para usar o testador de SPAM acima, ao entrar na página ele lhe dá um e-mail de teste para onde deve ser enviado o seu e-mail. Acrescente esse e-mail à lista de teste da sua campanha ANTES de enviá-la novamente.

Resultado do testador:teste de SPAM

 

Resultado do E-mail recebido pelo GMAIL: spam gmail

lapis updateComeçou a dar desespero.

Volto ao tutorial americano para ver se há mais alguma dica. Parece, agora, que o problema está na “Lista Teste” que eu montei (ANTES DE ACERTAR OS DADOS DA EMPRESA, em COMPANY, no perfil). Hammm.

Na lista “Lista Teste”, clico no ícone de UPDATE, a do lápis (update). Clico em ADVANCED. Sim, está tudo errado.

Os dados da lista não foram atualizados automaticamente quando acertei os dados de COMPANY, no perfil: a lista permanece com os dados antigos. Putz. Tenho de acertar os dados da lista.

Se eu tivesse criado a lista DEPOIS de acertar os dados no perfil, em COMPANY, talvez estivessem corretos.

De imediato aprendo que, antes de criar qualquer lista, é melhor ANTES acertar os dados do perfil na COMPANY… Também os COMPANY DETAILS estão sem as informações que redefini no perfil, em COMPANY.

Tenho de atualizar tudo novamente. A lista criada antes não capturou os dados atualizados no perfil da COMPANY. De novo, vou acertando e conferindo, um a um, os COMPANY DETAILS.

ERRO 3 – AS COISAS AUTOMÁTICAS DO GMAIL PODEM LHE ENGANAR

Muito bem, minha lista teste parece finalmente parece estar OK.

Copio e envio a campanha e envio novamente. De novo, o e-mail caiu em SPAM.[wp-svg-icons icon=”angry-2″ wrap=”i”] spam gmail 2

 

O jeito é apelar para o Suporte da Builderall. Conferi e reconferi tudo, continua o SPAM.

Ocorre que minha conta de Gmail pessoal – nos testes anteriores – já tinha classificado o e-mail externo como SPAM!!! Ou seja, já estava barrado no baile pelo meu próprio Gmail. Volto à minha Lista Teste, apago a conta de e-mail que automaticamente classificou meu e-mail EXTERNO de remessa como SPAM e incluio uma outra conta de G-mail a que tenho acesso.

Duplico e reenvio a campanha,

Confiro o E-MAIL.

Sucesso total: não caiu no SPAM do novo e-mail (saiba que perdi dias e dias com isso). Cuidado para o Gmail não lhe pregar uma peça!!! 

Leia também : Como integrar formulários WordPress com o MailingBoss da BuilderAll

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